1) Qual é a diferença entre certificados e registros?

A principal diferença está em sua finalidade:
Os registros são usados ​​principalmente para pesquisa genealógica ou de história familiar.
Os certificados são documentos oficiais necessários para processos como solicitações de dupla cidadania.
Aqui você pode ler mais sobre registros e certificados

2) Quais informações preciso para obter certificados de cidadania italiana?

Para começar sua pesquisa, você pode preencher nosso formulário on-line ou nos enviar um e-mail com os detalhes que você tem.
As informações mais importantes incluem:
Nome completo exato do seu ancestral.
Cidade de nascimento exata (ou cidade de casamento para certidões de casamento).
Data de nascimento exata (ou data de casamento para certidões de casamento).
Embora seja ideal fornecer todos os três detalhes, entendemos que isso nem sempre é possível.
Nossos especialistas podem orientá-lo por abordagens alternativas.

3) E se eu não souber a cidade natal exata do meu ancestral?

Na Itália, cada cidade ou vila tem seus próprios registros.
Isso significa que para obter o certificado, você deve endereçar sua solicitação à cidade correta onde seu ancestral nasceu, caso contrário, você receberá uma resposta negativa da prefeitura.

Se você não tiver certeza da cidade natal, nossos especialistas podem fazer uma pesquisa preliminar para encontrar a cidade exata onde solicitar o certificado.
Esta é uma situação bastante comum e nossos genealogistas conseguiram resolver muitos “casos intrigantes” para solicitar que começassem com uma “área de origem” aproximada ou apenas com uma região italiana.
Com alguma sorte e muita experiência, conseguimos encontrar a vila exata, mesmo começando sem nenhuma pista sobre a cidade natal (com solicitações apenas com “Itália” como local de nascimento!)

4) E se eu não souber a data exata de nascimento do meu ancestral?

Como você talvez já saiba, os oficiais em Municípios não são obrigados por lei a pesquisar documentos sem uma data exata.
Normalmente, se a cidade não for grande e não houver casos de homônimos, mesmo apenas o ano exato pode ser bom para encontrar o registro e então emitir o certificado.
De qualquer forma, uma ótima informação útil pode ser os nomes dos pais (ou mesmo de um dos pais) do seu ancestral.

Se a data de nascimento estiver errada, é muito provável que sua solicitação seja “negativa” (a prefeitura responderá que NÃO há evidências do nascimento naquela cidade e não é possível preparar o certificado).

Para evitar isso, caso você não tenha certeza da data exata de nascimento, sugerimos pedir ao nosso pesquisador local para conduzir uma pesquisa preliminar nos arquivos locais para encontrar o registro de seus ancestrais.
Desta forma, nosso especialista pesquisará o registro em uma grande variedade de anos para que você evite perder a possibilidade de obter seu certificado por uma data de nascimento errada!

5) E se não houver registros civis disponíveis na cidade onde meu antepassado nasceu?

Onde não há registros civis, por exemplo, se seu ancestral nasceu antes do estabelecimento do estado civil, que, por razões históricas, difere entre as várias áreas do território italiano, ou porque por algum motivo os registros civis foram perdidos (por exemplo, por inundação, incêndio ou bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial), você deve endereçar sua solicitação à Paróquia específica na qual ele obteve o batismo ou o casamento, já que cada território municipal pode ter mais de uma Paróquia.
Se você não souber a paróquia exata, nosso especialista local pode fazer uma pesquisa preliminar para encontrar o arquivo religioso exato onde o registro está armazenado.

6) Quanto custará?

Conforme explicado antes, as pesquisas podem ser muito diferentes, então os custos também podem ser muito diferentes.
É por isso que, para dar uma estimativa de custo, nossos pesquisadores pedem as informações iniciais (nome, local, data)
Por exemplo, com uma data exata, a pesquisa será mais fácil, então será mais barata.
Ao mesmo tempo, pesquisar em uma pequena vila pode ser mais fácil do que pesquisar em uma cidade grande!
Então o pesquisador local sabe exatamente a situação do arquivo específico, então ele sabe o quão fácil ou difícil é obter documentos lá.
Nossa sugestão é ficar longe de pessoas que tentam vender pelo mesmo preço serviços que podem ser muito, muito diferentes (a menos que você se sinta confortável com resultados “vazios”!)
O custo de nossos serviços não inclui nenhuma taxa administrativa potencial solicitada pelos Municípios.
Em caso de taxas administrativas, a ItalianSide solicitará que você pague o valor solicitado.
Após o pagamento, forneceremos recibos para os pagamentos necessários (se houver) feitos ao Município.
Lembre-se de que o pagamento das taxas é obrigatório quando solicitado, caso contrário o certificado não será emitido.

7) Quanto tempo levará?

Antes de começar, nosso especialista local lhe dará uma estimativa do tempo necessário para concluir as atividades.
Como você pode imaginar, tudo depende da disponibilidade dos documentos e da boa vontade dos oficiais envolvidos! Lidar com a Administração Pública pode ser muito imprevisível, mas geralmente nossos pesquisadores conseguem respeitar o cronograma. Observe que, seguindo a lei italiana (art. 14 del D.L. 4 ottobre 2018 n. 113), os arquivos podem levar até 180 dias para emitir a documentação. Claro que atrasos podem acontecer, mas lembre-se de que não pode ser culpa do nosso pesquisador. Lembre-se de que você pagará o saldo no final da pesquisa para que os pesquisadores não tenham motivos para atrasar as atividades!

Nosso pesquisador trabalhará usando as informações iniciais que você nos der.
Caso estejam erradas, os oficiais da prefeitura não conseguirão encontrar o registro (por exemplo, porque a data estava errada ou a cidade que você indicou estava errada), então eles não emitirão o certificado, mas darão uma resposta de uma pesquisa “negativa” (vazia).
Nesses casos, você será solicitado a pagar integralmente a pesquisa, pois a resposta negativa não pode ser considerada culpa do nosso pesquisador.

8) O que acontece se a pesquisa não produzir resultados?

Nossos pesquisadores confiam nas informações que você fornece. Se os detalhes estiverem incorretos (por exemplo, data ou cidade errada), os oficiais municipais podem emitir um resultado “negativo”, indicando que nenhum registro foi encontrado.
Nesses casos:

9) Como faço para pagar?

O processo de pagamento é simples:

Depósito: Para começar, exigimos um depósito (geralmente 50% da taxa total). Os pagamentos podem ser feitos via Sumup, PayPal, cartão de crédito ou transferência bancária.

Saldo: Após a conclusão, solicitaremos o saldo restante.

Após o pagamento integral:

Uma cópia digital do certificado (ou resultado negativo) será enviada a você por e-mail.

O certificado em papel será enviado por correio registrado para o endereço especificado.

Observação: você não está comprando certificados (pois eles são emitidos pela Administração Pública), mas contratando pesquisadores profissionais para gerenciar todo o processo em seu nome.